Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
23 de outubro de 2020
min. 25º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolsonaro nomeia Kassio Nunes Marques como ministro do STF
24/09/2020 às 14h00

Blogs

Sem retorno

Placar de 69 a 0 da Alerj complica, e torna praticamente irreversível, a volta de Witzel ao comando do governo do RJ


Placar histórico

O placar de 69 a 0 da Alerj a favor do encaminhamento a julgamento do governador afastado, Wilson Witzel já sinaliza   que os cinco deputados selecionados, para votarem sobre seu afastamento e posteriormente sobre o impeachment, ratificarão seus votos. 

Autoconhecimento

Os desembargadores serão cruciais para o destino do ex-juiz. Para ter maioria, precisará que os magistrados se convençam de sua inocência.  O conhecimento jurídico de Witzel, acumulado na magistratura e nos tempos que atuou como advogado, deverá ser usado na defesa também da ação criminal que corre no Superior Tribunal de Justiça.

Enquanto isso...no gabinete

Enquanto o destino político do ex-juiz era chancelado, o governador em exercício, Cláudio Castro, despachava normalmente em seu gabinete. Nem à votação assistiu. O desfile de parlamentares que falaram no plenário, em uma inédita exibição de máscaras, chancelou o que era esperado: depois de afastado juridicamente, por seis meses, pelo STJ, Witzel recebeu o carimbo político para a decisão. 

Nova onda

Há uma onda de impeachments em curso no Brasil. Desde que a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada do cargo, estiveram ameaçados do processo os ex-governadores de Minas, Fernando Pimentel, e do Rio, Luiz Fernando Pezão. E estão sob ameaça, além de Witzel, o catarinense, Carlos Moisés, e o amazonense, Wilson Lima. Para Guilherme Casarões (FGV) “O que foi pensado, em 1950, para ser um instrumento absolutamente excepcional, vem se tornando lugar-comum na disputa político-partidária.

Custo mais baixo

Para o consultor João Villaverde “O custo de se fazer um impeachment abaixou. O custo era muito alto. Ou pelo menos era percebido como muito alto, quando aconteceu com o Collor”.


*Com informações de O Globo, Poder 360 e BBC


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]