Dólar com. 5,347
IBovespa 2,05
08 de julho de 2020
min. 24º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021
13/04/2020 às 13h20

Blogs

Mandetta quer sair

Em entrevista ao "Fantástico" , Mandetta afirma que Bolsonaro "deixa o brasileiro em dúvida"

Reprodução/Globo


Emitindo sinais

Para integrantes da base de apoio do governo Bolsonaro, pelo tom dado às suas respostas em entrevista ao programa "Fantástico", da Rede Globo, Mandetta sinaliza que quer sair do Ministério da Saúde. Mandetta criticou, uma vez mais , a postura do presidente que tem saído, provocado aglomerações e criticado o isolamento social. Para o ministro as atitudes de Bolsonaro deixam o brasileiro em dúvida se ""escuta o ministro da saúde ou se escuta o presidente da República".

Desafiando

A ala militar do Palácio, que apoiou a manutenção do ministro no cargo, também não aprovou a entrevista ao "Fantástico". Segundo um asssessor, Mandetta tocou num ponto de grande sensibilidade para os militares: a hierarquia."Mandetta não poderia ter desafiado o presidente em público", afirmou o assessor e "não era isso o que havia sido combinado na semana passada".

Fortalecido

Entre os governistas a análise é que o episódio do sai-não-sai da semana passada, fortaleceu Mandetta em função do apoios dos militares, que atuaram diretamente junto a Bolsonaro para que ele permanecesse no cargo. Na ocasião, chegou a ser comentado que o próprio Mandetta queria sair do cargo. O ministro chegou a limpar suas gavetas no ministério. Bolsonaro já tinha optado em demití-lo, entretanto o ministro chefe da Casa Civil, general Braga Netto, e o ministro da Secretaria de Governo, general Ramos convenceram o presidente a manter Mandetta no cargo.

De olho em 2022

Para observadores políticos, Mandetta saindo e o número de óbitos da pandemia crescendo, pode levá-lo a construção de um discurso de que se tivesse no cargo o número de mortos poderia ser  menor, fazendo crescer, segundo observadores, sua popularidade e viabilizando chances de concorrer à presidência em 2022.

Até quando?

Parlamentares com acesso a Bolsonaro afirmam, no entanto, que o presidente não muda o ministro até o final da crise. A estratégia é não dar a Madetta o argumento de que faria falta no ministério, centralizando todo o desgaste da pandemia em Bolsonaro. Mas até quando Bolsonaro vai aguentar as desafiadoras posturas de Mandetta? Se  mantiver a cabeça fria, com uma dose mínima de bom senso  a situação pode durar, mas se apelar para os seus tradicionais impulsos... 


Com informações do G1 e Rede Globo


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]