Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
10 de dezembro de 2019
min. 24º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel BB prorroga condições da Semana de Negociação e Orientação Financeira
11/03/2019 às 15h43

Blogs

O Pacificador?

Ascom/MPE/AL

O Pacificador?

Sobre a eleição para a Prefeitura de Maceió, ano que vem, um nome chega aos bastidores políticos como o capacitado para unir no mesmo palanque, em torno de seu nome, o prefeito Rui Palmeira e o governador Renan Filho: o atual chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça (foto).
Quem convive de alguma forma com os três, jura que essa é a receita para a paz política eleitoral em 2020.
Será? O fato é que o procurador-geral de Justiça, que já foi secretário de estado no primeiro mandato de Renan Filho, conversa bem politicamente dos dois lados e tanto na prefeitura da capital como no governo estado, há quem jure que sua candidatura à sucessão de Rui Palmeira encontrará guarida também junto a deputados e vereadores.
É aguardar, pra ver.


SOS Pinheiro

Geraldo Vasconcelos, que se intitulou “líder” do SOS Pinheiro, tem atrapalhado mais que ajudado os moradores do bairro, com seu discurso de ataques aos poderes públicos, tentando desacreditar o trabalho técnico que vem sendo feito no local por geólogos, geofísicos e engenheiros. Dizem que Geraldo, que só apareceu em dezembro no bairro dizendo-se o “defensor dos oprimidos”, é ligado ao deputado JHC e pretenso candidato a vereador em 2020. Vai vendo, mais um (falso?) mito no pedaço...


Pelo andar da carruagem...

O coordenador dos trabalhos da CPRM no bairro do Pinheiro, Tales Sampaio, tem dito que a causa das rachaduras em imóveis e outros incidentes no local têm, certamente, muitos fatores como causa. Mesmo que seja a Braskem a responsável, não estará nisso sozinha.

Enfim!

Parece que agora o ex-deputado Maurício Quintella (foto) encontrou assento no governo Renan Filho. Secretário de Estado da Infraestrutura, o ex-parlamentar, ex-ministro de Estado, foi, enfim, acalentado. Vamos ver até onde vão as rédeas dadas a ele para agir politicamente dentro do órgão.


Escola Nota 10

Os presidentes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (UNDIME), respectivamente Hugo Wanderley e Carlos Rubens Araújo, afirmam que, no âmbito municipal, o Escola 10 trouxe perspectivas bastante positivas. O Escola 10 foi lançado em 2017 como uma proposta de articulação com os municípios para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas. Dentre as principais estratégias estão o acompanhamento pedagógico de todas as escolas públicas municipais e estaduais, com a realização da Prova Alagoas com diagnóstico, fornecimento de material didático complementar, além da designação de 3 mil articuladores de ensino para atuar em todas as escolas, e ainda formações para articuladores, secretários municipais de educação e para os gestores das escolas da rede estadual.

Mais de 75 mil imóveis isentos do IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa cobrada para quem tem um imóvel urbano, seja casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada, como terrenos. Com esses recursos, a Prefeitura consegue realizar importantes obras em toda a cidade. Entretanto, existem algumas situações que determinam a isenção desse imposto. Em 2019, ao todo, foram mais de 75 mil imóveis isentos em Maceió, o que representa mais de R$ 64 milhões em renúncia fiscal pela Prefeitura para beneficiar este segmento da população. “É importante salientar que a isenção é anual. Assim, todos os anos, aqueles que preenchem os requisitos deste benefício devem sempre verificar se continuam com o direito”, reforçou o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede (foto).

Ritmo acelerado

Em ritmo acelerado, Arapiraca está ganhando um novo acesso com a pavimentação dos 3,3km da principal via que liga o bairro Planalto ao Santuário da Santa Cruz, no Morro Santo da Massaranduba. A obra, de aproximadamente R$ 2 milhões e 800 mil, é um recurso oriundo pelo Ministério do Turismo e está na fase de implantação do asfalto em um trecho e a outra metade está fazendo terraplenagem, além da drenagem que já foi realizada. Para o prefeito Rogério Teófilo (foto), a obra é essencial para garantir a qualidade de vida das pessoas que moram na região e para intensificar o Turismo Religioso.

Os nomes na pista....

Para 2020 tem uma lista de possíveis candidatos a prefeito de Maceió, entre eles o secretário municipal de Saúde e presidente do Democratas Alagoas, José Thomaz Nonô (foto, a esquerda), os deputados federais Marx Beltrão, Paulão, Ronaldo Lessa e JHC, o ex-deputado Maurício Quintella, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmmann Vieira, o vereador Eduardo Canuto, o novo secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres, o vereador e secretário municipal de infraestrutura, Ib Brêda, o vice-prefeito Marcelo Palmeira e outra infinidade de nomes. Aberta a bolsa de apostas.

Sem perspectiva

Tá difícil para municípios e estados bancarem agora em 2019 os reajustes salariais reivindicados anualmente pelos servidores públicos. O aperto financeiro atinge mais da metade das cidades brasileiras e recentemente, sete governos estaduais, entre eles o de Alagoas, solicitaram ao STF permissão para reduzir jornada de trabalho e consequentemente salários dos funcionários.

Sem perspectiva 2

 Tipo, a coisa está mal mesmo nos cofres públicos, embora a grande vilã da história seja a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Maceió, por exemplo, segundo o Tesouro Nacional, extrapola o limite de 60% (54% poder executivo e 6% poder legislativo) da lei com gastos de pessoal. Mas apesar da crise, a Prefeitura de Maceió concedeu o maior índice de aumento de salários nos últimos cinco anos, comparado ao governo federal e ao estado.

Sem perspectiva 3

De 2013 a 2018, a Gestão Rui Palmeira concedeu 26,5% de reajuste salarial, contra 16,8% do governo do estado e 15,8% do governo federal, nesse mesmo período.

“Tonho da Lua”

Vencedor na queda-de-braço com o ex-presidente interino do PSL Gustavo Bebianno (foto), que foi apeado da secretaria-geral da Presidência, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, virou alvo de piadas nas redes sociais. A revelação da revisa Época de que parlamentares próximos a Bebianno no PSL se referem a Carlos como “Tonho da Lua” – alusão ao personagem abobalhado interpretada pelo ator Marcos Frota da novela global “Mulheres de Areia” – virou trend topic no Twitter, na sexta-feira, 22 de fevereiro.

*Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, já deu a deixa: o Palácio República dos Palmares não comandará o Poder Legislativo.

Relações abusivas

A nossa edição de fevereiro (foto) trouxe como reportagem especial as relações abusivas entre casais. Painel Alagoas conta a saga de tantas histórias que começam com promessas de amor eterno e acabam em mortes violentas, espancamento, terror. São Joanas, Marias, Lúcias e tantas mais que viram estatísticas diariamente em boletins policiais de ocorrência ou em páginas de jornais como vítimas de violência praticada pelo companheiro ou ex-companheiro.
De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos, entre janeiro e julho de 2018, foram registrados pelo “Ligue 180”mais de 79 mil casos de violência doméstica. Nesse mesmo ano, registrou-se no país 27 feminicídios, 51 homicídios contra a mulher, 574 tentativas de feminicídio e 118 tentativas de assassinatos. Casos de violência doméstica, agressões verbais, violência psicológica, chegam ao número total de 79.661 em todo o Brasil.Uma epidemia que parece não ter fim.


*Publicado originalmente na coluna Palanque da edição nº 26 da revista Painel Alagoas


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]