Dólar com. 3,776
IBovespa 0.41
19 de março de 2019
min. 26º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Três alunos vítimas do massacre em Suzano permanecem hospitalizados
18/02/2019 às 12h23

Blogs

Democracia Digital

Assessoria


Democracia digital

Literatura de cordel, postagens em redes sociais e discursos políticos feitos nos últimos meses, fazem o livro Democracia Digital lançado pelo senador Renan Calheiros (foto) há cerca de duas semanas, em Maceió.

O ato serviu para o senador mostrar sua força política no estado, onde inúmeras lideranças de variadas legendas e ideologias foram prestigiar o evento. Segundo ele, a iniciativa de fazer essa obra nasceu depois que ele concedeu uma longa entrevista à Revista Veja: “Escrevi o livro para que, no futuro, as pessoas saibam como aconteciam as coisas na política alagoana e tenham um registro histórico”.

O livro foi impresso pela gráfica do Senado Federal, dentro da cota do parlamentar, e são entre 1.200 e 2 mil exemplares para distribuição gratuita.


Maceió acesa

O engenheiro Frederico Lins  deixa a Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima) com um trabalho consolidado de resultados positivos. Das grotas à orla, a capital alagoana vestiu-se de luz em uma plataforma de estrutura e cidadania. Fred, como o engenheiro é conhecido, antes de assumir o comando do órgão foi diretor técnico de lá e passou pelo programa federal Luz Para Todos. Do PR, é um nome a se considerar no grupo político de Maurício Quintella.

Oposição

O deputado Bruno Toledo terá um aliado na Assembleia Legislativa de Alagoas para fazer oposição ao governador Renan Filho. O seu colega Davi Maia já disse que não estará em hipótese alguma na bancada do Palácio República dos Palmares, embora prometa que será um opositor responsável. Tipo, o que o governo propor para o bem do estado e da população, terá seu apoio.

Oportunistas de plantão

Há um ano, desde que surgiram as primeiras rachaduras em imóveis no Pinheiro, que a Prefeitura de Maceió trabalha praticamente solitária para encontrar a causa dos problemas de estrutura no bairro. Agora, com o agravamento da situação, surgem discursos de todos os lados apontando culpados, “cobrando “soluções, vendendo o apocalipse em troca de simpatia eleitoral para 2020. Mas, sentar junto, entender o cenário, somar esforços e evitar o pânico, nem pensar! É a velha política na boca dos “novos “políticos.

IPTU isento

Os moradores das áreas de risco no bairro do Pinheiro ficarão isentos do pagamento do IPTU. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira  anunciou que encaminhará à Câmara Municipal de Vereadores, ainda neste mês de fevereiro, projeto de lei que garante essa medida. Também fará parte dessa isenção outros tributos municipais para residências e estabelecimentos comerciais nestas mesmas área de risco.

Estado presente

O governador Renan Filho criou, por meio de decreto, a Comissão de Acompanhamento e Apoio à Situação do Pinheiro (Caspi). O objetivo é monitorar, supervisionar e fiscalizar as ações de assistência e auxílio à população daquele bairro, afetado por tremores de terra e rachaduras, que atingem vias urbanas, imóveis residenciais e comerciais.
*A ex-deputada Thaíse Guedes foi, enfim, desmascarada no último mês de seu mandato na ALE, ao nomear parentes&empregados pessoais para o seu gabinete. É que essa prática era antiga, bem antiga...
*Ib Brêda deixará a Infraestrutura da capital e retornará à Câmara de Vereadores de Maceió; o vereador Eduardo Canuto se licencia do mandato e vai assumir a secretaria de Governo da Gestão Rui Palmeira.*À boca miúda, fala-se que será mesmo de Maurício Quintella a pasta de infraestrutura do estado, mas até o fechamento desta edição isso não passava de mera promessa ainda feita em 2018, assim que o ex-deputado foi derrotado na campanha para o Senado.

A cara do Brasil Governo

A edição de janeiro da Painel Alagoas (foto) trouxe opiniões de especialistas alagoanos sobre expectativas do governo Jair Bolsonaro, a partir do perfil pessoal do presidente. Na questão direitos sociais, o entendimento é de que seja grave para a democracia nacional e para as relações comerciais internacionais, o prejuízo da possível política de Direita implementada pelo bolsonarismo no país.

Além de ouvir cientista político, economista, sociólogo e instituições, a nossa reportagem traz resultados de pesquisas sobre o histórico de alguns dos ministros de Estado e da própria trajetória pública de Bolsonaro, há 28 anos fazendo política no Rio de Janeiro.Ainda na mesma edição, matéria sobre particularidades do réveillon na Holanda e a transformação física do Hospital do Açúcar, que agora será Hospital Veredas, em texto e fotos na Coluna de Felipe Camelo.

*Publicado originalmente na coluna Palanque da edição 25 da Revista Painel Alagoas


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]