Dólar com. 3,791
IBovespa 0.84
18 de março de 2019
min. 27º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Polícia identifica turco de 37 anos como suspeito de ataque na Holanda
17/12/2018 às 15h44

Blogs

Renan, novamente presidente do Senado?

Pedro França/Agência Senado


Renan, novamente presidente do Senado?

Reeleito para mais oito anos de mandato no Senado, Renan Calheiros (foto) pode ser de novo o presidente daquela Casa.

Quem tem conversado com senadores eleitos e reeleitos, e com os que ainda têm mais quatro anos de mandato, fica sempre com a impressão de que a presidência do Senado Federal já é de Renan.

Articulado, conhecedor astuto do mecanismo político que move o Congresso Nacional, garantem alguns políticos alagoanos que Renan Calheiros só não retornará à presidência do Congresso Nacional se não quiser.
Alguém duvida que ele pode não querer?
Nos últimos tempos, o senador alagoano só tem o que festejar, inclusive com os processos na Justiça contra ele sendo arquivados ou o absolvendo das denúncias.
Está conversando com Bolsonaro, com futuros ministros de Estado, e se preparando para o Brasil que vem a partir de janeiro de 2019.
Sendo presidente ou não do Senado Federal, Renan continuará a ser um político forte em Brasília, só não se sabe se mais aliado ou oposicionista ao novo governo.
Quem viver, verá.
Só para constar, esse é o quarto mandato consecutivo de Renan como senador, que já se elegeu três vezes presidente do Senado Federal. 

Reeleito

O Chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça (foto), foi reeleito para o cargo. Candidato único, obteve 99,37% dos votos, de um universo de 158 eleitores para um mandato de dois anos (2019-2020).


Governo Militar

O presidente Jair Bolsonaro escolheu, até agora, seis ministros militares para governar o Brasil com ele: General Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo);General Fernando Azevedo e Silva (Defesa);General da reserva Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);Almirante Bento Costa Lima Leite (Minas e Energia);Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, o astronauta Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia); ex-oficial  do Exército Wagner Rosário (Controladoria Geral da União).


Um time, um cargo político?


Já vem de novo à tona a possibilidade de o presidente do CSA, empresário Rafael Tenório (foto), disputar um mandato político na eleição de 2020. Fala-se que o cargo pretendido é o de prefeito de Maceió. O que motiva Tenório? Dizem que é a emoção dos azulinos com o time na Série A. Em 2017, ele ensaiou uma candidatura ao Senado para a disputa eleitoral deste ano, mas se contentou com uma suplência na chapa do senador Renan. Pode ser que agora vá. Ou não. 

*Deputado federal Ronaldo Lessa, derrotado à reeleição do mandato, deve assumir uma Secretaria de Estado. A tendência, pelo menos por ora, é a de que nenhum parlamentar eleito da base do governador Renan Filho, queira deixar Brasília no início do novo governo para dar lugar a Lessa.*Senador Fernando Collor transformou o jornal Gazeta de Alagoas, com 88 anos como diário, em uma edição de fim de semana. A motivação está longe de ser a nova forma de se fazer jornalismo, foi coisa de má gestão financeira mesmo. Tanto, que os mais de 30 jornalistas e outros profissionais demitidos sequer sabem quando podem pensar em receber a indenização que, por direito, têm.


Aborto, polêmica na pauta política


A Painel Alagoas trouxe na edição de novembro uma reportagem detalhada sobre o tema Aborto, matéria que chegará em 2019 à pauta do Congresso Nacional. A Revista ouviu parlamentares eleitos e reeleitos que apreciarão a matéria, médicos, CNBB, Federação Espírita e pessoas que viveram de perto o drama do aborto.

Abortar é uma escolha, um crime, um pecado?
Quem pode, com total propriedade, responder essa questão? É um assunto legal, de gênero, religioso, espiritual? O que se sabe, na verdade, são os números e os traumas consequentes de quem opta pelo aborto. Em Alagoas, só este ano, mais de duas mulheres foram atendidas em unidades de saúde em decorrência de abortos.“Aborto: milhares de casos sem rosto”, revela um debate que mais do que uma questão feminista, chama a atenção para o direito à vida.



*Publicado originalmente na coluna Palanque, edição nº 23 da revista Painel Alagoas


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]