Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/04/2014 às 17h11

Blogs

A ética na Comunicação, uma vertente para se refletir

* Eliane Aquino
 
Tenho no jornalismo uma longa estrada de trabalho por esse Brasil afora e sempre me pego surpreendida com a utilização criminosa da mídia por alguns veículos de Comunicação, em geral de propriedade de políticos, trocando a ética pela conveniência partidária. Não existe convergência no interesse da informação com palanque eleitoral e o penalizado é sempre o cidadão que acaba, de uma forma ou de outra, contaminado pela notícia tendenciosa, seja na agressão imprópria, seja no elogio desmerecido, seja na omissão proposital de fatos.
 
O papel histórico recente da imprensa no enfrentamento à ditadura, na construção de democracia e no impeachment de Collor em 1992, com raras exceções, parece ter se perdido no tempo junto com a atuação das representações sindicais e de classe, onde a busca em geral se encontra hoje em defesa de interesses de grupos unicamente pelo poder. Partidarizaram-se os sindicatos e muitos órgãos de Comunicação não passam hoje de espaço para políticos ou para grupos políticos, desprezando impunemente a ética jornalística.
 
São impressos, TVs em canal aberto e fechado, sites de notícias e emissoras de rádio, constrangendo profissionais e deliberadamente e desigualmente marcando o veículo como oposição a um governo, a um político, a uma causa que seja contrária ao projeto pessoal de seus proprietários. Mas, o mais lamentável é que isso acontece a olhos vistos da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e sindicatos de jornalistas de vários estados, sem que haja uma só posição política em defesa do bom jornalismo.
 
Nesse caso, chamo também a atenção dos Conselhos Estaduais de Comunicação para que seja resgatada em todo o Brasil a ética da informação, assim como sugiro que as faculdades, os cursos de Comunicação, possam se juntar a um movimento que debata o momento da imprensa brasileira, a ingerência política na informação, e o papel do profissional de Comunicação nesse contexto.
 
Caso contrário, vamos acabar perdendo não apenas a qualidade do jornalismo, mas, sobretudo, a credibilidade de um trabalho que tanto serviço tem prestado e tem a prestar à cidadania brasileira.
 
*Jornalista


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]