Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
06/07/2013 às 22h18

Blogs

A Revolta do Vinagre

Fazer protesto todo dia não vai mudar o destino do país. Fazer protesto organizado e focado, aí sim, pode mudar a história do que era uma nação com medo do seu governo para a nação que domina os seus governantes.
 
Letícia Albuquerque Leal*
 
             O Brasil é um país com diversos problemas sociais. Além de toda a desigualdade dos que se acham superiores, há a corrupção e, consequentemente, a falta de saúde, educação e segurança para a população.
 
 
            Os brasileiros vivem aguentando todos esses fatores pagando impostos absurdamente altos que não eram utilizados em prol de uma melhoria da sociedade. Como se não bastasse, começaram a cogitar o aumento da passagem de ônibus que, honestamente, não tem uma qualidade boa. Este foi o estopim para o primeiro protesto contra as atitudes não tomadas pelos governantes.
 
            Mas foi um protesto muito bonito e organizado; o Brasil parou. Os protestos eram imensos; milhares e milhares de brasileiros, finalmente, lutando por um país digno de se viver. Não eram só os 0,20 centavos de uma passagem de ônibus; tolice achar que tanta gente sairia na rua por causa de 0,20 centavos. Mas por uma melhoria na educação, na infraestrutura, na saúde, na segurança; numa vida digna para a população.
 
            E este protesto deixou o governo com medo; via-se claramente, quando estava na televisão, que Dilma, atual presidente do Brasil, encontrava-se muito nervosa. Ela não sabia o que fazer e, claramente, estava com muito medo do que estava por vir. Estava tendo um efeito positivo para a população, e havia-se uma chance clara de que as coisas realmente podem mudar.
 
            No entanto, brasileiro é brasileiro e os protestos começaram a ficar sem um foco. Quinhentas pessoas indo para a rua com determinação e organização dá um efeito muito bom. Mas, quinhentas pessoas indo para a rua sem objetivo claro e fazendo apenas baderna não traz um efeito muito produtivo. E é mais ou menos isso que os políticos, infelizmente, querem: ver as pessoas perdendo a força.
 
            Os protestos e a vontade de lutar estão sendo banalizados. As pessoas estão indo às ruas sem propósito algum, fazendo apenas baderna e tirando proveito do que era pra ser uma luta contra a corrupção e uma melhoria de vida para a população. O “gigante” não deve perder a força, e deveria existir uma melhor organização para se protestar; é pra isso que as redes sociais estão aí.
 
            Fazer protesto todo dia não vai mudar o destino do país. Fazer protesto organizado e focado, aí sim, pode mudar a história do que era uma nação com medo do seu governo para a nação que domina os seus governantes. Como disse V, no filme “V de vingança”: “o povo não deve ter medo de seu governo; o governo deve ter medo de seu povo”.
 
*é estudante de economia da Ufal


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]