Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/08/2012 às 20h24

Blogs

A igreja católica e a sociedade brasileira

*Jorge Vieira - Jornalista

 
A Arquidiocese de Maceió, em conjunto as dioceses de Palmeira dos Índios e penedo, lança Cartilha de educação política para orientar os membros das comunidades católicas e da sociedade alagoana sobre a importância do voto nas eleições de 2012, em Sessão Especial proposta pelo deputado Judson Cabral. A solenidade ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, no dia 09, às 10h, com a participação de autoridades dos poderes constituídos e da sociedade.
 
 A história do povo brasileiro é marcada profundamente pela ação missionária da Igreja Católica. Desde a chegada dos primeiros europeus, destaca-se a sua presença em nos momentos mais importantes do país. No início, a educação jesuítica contribuiu com a formação e transmissão de conhecimentos intelectuais, a exemplo do ensinamento do latim e da língua portuguesa. No período da ditadura militar, encontravam-se lá as lideranças eclesiásticas, umas perseguidas ou torturadas nos porões dos órgãos de repressão do regime, enquanto que outras atuando na defesa da justiça e da construção de uma nova sociedade.
 
Milhares de militantes da Ação Católica dedicaram suas vidas no compromisso com trabalhadores rurais, indígenas, inseridos em favelas e embrenhados em sertões tórridos, grotões e florestas, organizando sindicatos, movimentos e associações de moradores. Muitos desses tiveram suas vidas ceifadas por agentes do regime militar ou por jagunços a mando dos latifundiários.
 
No processo de redemocratização, nas comunidades ou com bandeiras em punho e nos palanques, estavam lá defendendo as eleições diretas, participando do processo de elaboração da promulgação nova Constituição Federal. Em nível nacional e internacional, os movimentos e organismo de pastoral participaram ativamente do combate ao neoliberalismo, ajudando a sucumbir a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e as privatizações do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
 
Destaca-se, portanto, o relevante compromisso da Igreja Católica com a construção da justiça social, especialmente com a defesa dos direitos dos pobres e sua inclusão nas políticas públicas, com a formação de agentes políticos engajados com a construção de uma sociedade justa e fraterna.
 
Na última década, em que o povo brasileiro vivencia um dos melhores períodos de sua história, demonstrado pela estabilidade política e democrática, pelos índices de desenvolvimento econômico e do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), com a queda contínua da taxa de desemprego, reconhecer o imprescindível e incomensurável papel da Igreja Católica, é uma questão de dever de qualquer cidadão, independente do crédo que pertença.


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]