Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
03/09/2019 às 13h13

Blogs

Teotonio Vilela Filho - Dever cumprido


Claudionor Araujo*

A história exige justiça e é preciso não se esquecer de quem, na vida pública, se dedicou  escrever Alagoas com desenvolvimento e cidadania. Refiro-me a Teotonio Vilela Filho, vinte anos como Senador da República e oito anos como Governador do Estado de Alagoas, trajetória política que acompanhei de perto.

Foram 28 anos de vida pública, com relevantes serviços prestados ao povo alagoano.

Como Senador, sua atuação levou os mais variados benefícios a todos os 102 municípios, quer através de emendas individuais ou coletivas, quer no encaminhamento, apoio e acompanhamento dos pleitos dos prefeitos para suas respectivas cidades.

Como Governador, foram dois mandatos consecutivos (8 anos) de intensa e ininterrupta atividade política e administrativa. Sua atuação norteou-se no respeito aos princípios democráticos e sem distinção de cores partidárias.

Jamais indagou, por exemplo, quem votou ou deixou de votar nele, a todos atendendo com a mesma atenção.

Entre centenas de importantes obras de sua gestão destaco, entre tantas outras:

Reorganizou as finanças do Estado, atualizando dívidas com funcionários públicos, fornecedores e prefeituras; iniciou a construção do Canal do Sertão, inaugurou 65 km; construiu 59.200 casas populares; trouxe 103 indústrias, criando 8 mil empregos diretos.

Aumentou de 50 mil para 149 mil as micros e pequenas empresas; pavimentou  mil quilômetros de estradas; reformou, e ampliou  o HGE e a Unidade de Emergência do Agreste, duplicando o número de leitos desses hospitais; ampliou os serviços do SAMU,  com o programa AEROMÉDICO; distribuiu 500 mil cestas nutricionais a gestantes.

Reduziu os índices de mortalidade infantil, recebendo prêmio do UNICEF pelo feito; na Agricultura, reestruturou a Secretaria, recriou a EMATER; criou os programas:  do leite,  mais alimentos,  de sementes  mais ovinos e  mais peixe; com relação à aftosa, saiu da zona de risco desconhecido para zona livre de aftosa com vacinação. Recebeu Certificado da OIT (Organizacao Mundial de Saúde Animal).

Após tantos anos a serviço de Alagoas, e não tendo ambição de poder pelo poder, Téo Vilela afastou-se das disputas eleitorais por mandatos eletivos, mas não se afastou da política e nem  dos amigos, pois  continua a recebê-los  e visitá-los.

Portanto, entendo que Teotonio Vilela "pendurou as chuteiras" em plena forma e no tempo certo, saindo da vida pública pela porta da frente, consciente de que usou o poder para servir a Alagoas e aos Alagoanos, e com a prazerosa e confortante sensação do dever cumprido.

(*)Ex-presidente estadual do PSDB de Alagoas

Ex-secretário de Estado da Articulação Social


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]