Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
09/11/2017 às 10h20

Blogs

Assim no Mundo, como no Brasil

O abismo político entre os sexos é o mais escandaloso

Arte e Foto: Afrânio Aquino

*Editorial

O Fórum Econômico Mundial (WEF) informou, dia 2 passado, que a desigualdade entre homens e mulheres voltou a crescer este ano, depois de uma década de avanços constantes em matéria de igualdade entre sexos. O relatório envolve 144 países e analisa a situação entre sexos nas áreas de trabalho, educação, saúde e política.

O estudo avalia que mantido o ritmo atual, as desigualdades entre homens e mulheres no trabalho persistirão até 2234 (por mais 217 anos), quando no ano passado a previsão era de 170 anos para se atingir este objetivo.

Pelo quarto ano consecutivo se ampliou o abismo entre sexos na área trabalhista, um retrocesso ao nível de 2008, assinala o relatório.

Globalmente, o ano de 2017 "marca um retrocesso após uma década de avanços lentos, mas constantes em matéria de melhoria da igualdade entre os sexos, com a distância em escala mundial crescendo pela primeira vez desde a publicação do primeiro relatório, em 2006".

No ritmo atual, será preciso um século para acabar com a distância global entre homens e mulheres em escala mundial, contra os 83 anos calculados em 2016. Este retrocesso se explica pelo aumento da diferença entre homens e mulheres nos quatro pilares estudados pelos especialistas.

"As áreas onde a diferença entre sexos são mais difíceis de superar são economia e saúde, enquanto o abismo político entre os sexos é o mais escandaloso...", aponta o estudo. Diante das tendências atuais, a distância entre sexos na área da educação poderia ser eliminada no prazo de 13 anos.

A classificação geral é dominada pelos países do Norte da Europa: Islândia, Noruega e Finlândia.

No Brasil, a visibilidade dessa desigualdade dispensa estudos.

Infelizmente.


Fonte: Painel Alagoas


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]