Dólar com. 5.173
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
07/09/2020 às 21h00

Blogs

Setembro Amarelo - A programação

Confira atividades da Sesau relacionadas ao Setembro Amarelo


Setembro Amarelo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove a partir da próxima quarta-feira (9), uma série de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

ProgramaçãoNo dia 9, os integrantes do Comitê Estadual de Promoção da Saúde e Prevenção do Suicídio se reúnem na sede da Supervisão de Atenção Psicossocial, no bairro Jaraguá, em Maceió. Na oportunidade, eles irão traçar um panorama dos casos de suicídio em Alagoas e quais as estratégias para abordar o assunto que é cercado de vários tabus na sociedade.

 Já no dia 11, às 16h, através do canal do Telessaúde da Sesau, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCpWagUp8gVKFMERqSDvuIBQ/featured), será realizada a live "Sempre há uma saída, basta mudar a direção do olhar". As palestrantes serão a médica e professora Delza Gitaí, idealizadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) e a psicóloga Zaíra Mendonça, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP/AL), com a mediação do supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck.

Ainda no dia 11, ocorre o lançamento da Campanha Setembro Amarelo para servidores do Programa Ronda no Bairro e, no dia 15, a Supervisão de Atenção Psicossocial lança uma cartilha e e-book sobre o suicídio. Às 15h do dia 18, também pelo canal do Telessaúde da Sesau, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCpWagUp8gVKFMERqSDvuIBQ/featured), ocorre a live "Suicídio, fatores de risco e posvenção", que terá como palestrantes a psiquiatra e diretora da Sociedade Alagoana de Psiquiatria, Suzzana Bernardes, e a psicóloga do Programa Cuidados ao Luto, Jacqueline Régia, com mediação da assistente social da Sesau, Telma Cunha.

No dia 25, às 14h, no canal do Telessaúde da Sesau, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCpWagUp8gVKFMERqSDvuIBQ/featured), será realizada a live "Redes de Atenção à Saúde e os cuidados na prevenção do suicídio. As palestrantes serão a médica e coordenadora da Rede de Urgências da Sesau, Rosana Veras; e a médica e gerente de Atenção Primária da Sesau, Alexandra Ludugero, com mediação de Rodrigo Gluck. 

E encerrando a programação do Setembro Amarelo, no dia 29 deste mês, ocorre uma Web Conferência que irá tratar dos cuidados com o comportamento de automutilação. Durante a ação irão participar técnicos da Sesau e das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Prevenção à Violência (Seprev).

Visita Técnica

O empresário Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, esteve em Barra de Santo Antônio, no último fim de semana , em visita técnica ao local onde será construído o resort do grupo no município. Almeida veio com o  secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Rafael Brito, e, durante a visita, foi acompanhado pela prefeita Emanuella Moura e da deputada Cibele Moura. O empreendimento vai gerar cerca de 1.300 empregos diretos e indiretos, num investimento da ordem de R$ 120 milhões.

Economia alagoana na pauta

O Sesc convida para a live “Pandemia Covid-19: seus reflexos na economia alagoana”, com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e doutor em Economia pela Universidade de Córdoba, na Espanha, Cícero Péricles, a partir das 19 horas do próximo dia 090/09

Puro talento

Ex-aluno da ETA, Leandro Amorim é ex-bolsista da Orquestra Sinfônica Universitárias (OSU) e foi selecionado com honras no mestrado em Artes/Jazz Drums do Instituto de Artes da Califórnia (CalArts), em Los Angeles (EUA).Ele foi contemplado com a prestigiada bolsa de estudos Lillian Disney Award. No entanto, essa bolsa não contempla integralmente os custos.Por isso, Leandro está realizando uma capanha de financiamento coletivo para ajudar a custear estadia nos EUA. Em troca de financiamento, ele oferece cursos, workshops, oficinas e palestras gratuitas para músicos alagoanos.

Live Session

No próximo dia 10 Fernanda Guimarães estará na live da Grabers Tv acompanhada por Allysson Paz, Fabinho Oliveira e Carlinhos Palmeira. É a terceira live de Fernanda fazendo o que mais gosta de fazer: Rock'n Roll!

Boating

Luiza Sobral curtindo feriadão em Barra de São Miguel, com look Bikini Fox.

Sexualidade na pauta

Coach Camila Zivit convidando para a live "Terapia Tântrica na Sexualidade" no próximo dia 09/09 a partir das 19:30 hs

Setembro Amarelo II

Mariana Trigo convida para live, na próxima quarta-feira (09/09), às 20h. Na pauta "Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio". A entrevistada de Mariana será a Dra. Karina Fukumitsu psicóloga suicidologista, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga, com pós-doutorado e doutorado em Psicologia pela USP, Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology – EUA.

Virginiana

A coluna felicita a arquiteta Natacha Maia que comemorou idade nova no último dia 06/09.


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]