Dólar com. 3,791
IBovespa 0.84
18 de março de 2019
min. 27º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Polícia identifica turco de 37 anos como suspeito de ataque na Holanda
24/11/2018 às 12h59

Blogs

EBC alcança o melhor nível em indicador de governança corporativa


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne a Agência Brasil, Rádio Nacional, TV Brasil e outros veículos de comunicação, recebeu hoje (23) o Ministério do Planejamento o certificado nível 1 de governança das estatais. O índice mede a eficiência na gestão de 54 estatais.

Criado no ano passado, o indicador de governança IG-Sest é utilizado pelo governo para saber se as empresas públicas estão prestando bons serviços à população e se os recursos públicos estão bem aplicados.

A EBC pontuou 7,9 e saiu do grupo 2 para o grupo das estatais mais bem avaliadas pelo Ministério do Panejamento. O diretor presidente da EBC, Luiz Antônio Ferreira, ressaltou a importância do certificado para a empresa.

Para análise, são considerados os seguintes aspectos: gestão, controle e auditoria; transparência das informações; e conselhos, comitês e diretoria. A avaliação foi realizada por uma banca independente formada por representantes do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade de Brasília (UnB).

A cada três meses, a Secretaria de Governança das estatais do Ministério do Planejamento mede as melhorias nas empresas. Seis estatais receberam nota máxima, 10 no índice, entre elas, Banco do Brasil, Petrobras e Eletrobrás.

O Ministério do Planejamento também lançou um portal que traz um perfil das 138 empresas estatais federais. As informações vão incluir evolução anual dos ativos e dos quadros de pessoal desde 2014. O acesso é livre pelo site www.panoramadasestatais.planejamento.gov.br

No ano passado, a EBC conquistou o primeiro lugar no Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, concedido pela Diretoria de Administração, Finanças e Pessoas (Diafi).

*Com informações da Rádio Nacional em Brasília e da TV Brasil.


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). É diretor executivo da Press Comunicações e titular da coluna/blog Etcetera, veiculada no portal Painel Notícias e  na revista Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]