Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
19/09/2018 às 12h47

Blogs

E como já dizia Pelé...


Nessa eleição, talvez seja mais interessante para o eleitor antes de decidir o que ele quer, refletir e decidir o que  ele não quer


Pelé, o Rei do Futebol, já famoso em todo o mundo, chamou a atenção do Brasil e atraiu para si uma elevada carga de energia negativa, quando proferiu, em 1975, a célebre frase: "Brasileiro não sabe votar". O contexto em que ela foi mencionada é totalmente diferente dos dias atuais, mas para mim a frase do "Rei" permanece atual.

 Nessa eleição poderíamos imaginar que o "FLAxFLU" eleitoral protagonizado nos últimos pleitos iria acabar, mas... 

 Em 2018, aparentemente ,temos mais de 2 candidatos (diferentemente das últimas disputas) com chance de ganhar à Presidência. A disputa, mostrada nas primeiras pesquisas confirmavam essa tendência. Mas o que se vê ,conforme vai chegando o dia de digitar o voto nas urnas, é que o "FLAxFLU" está de volta.

 Muitos eleitores já está mudando seu voto por serem "fobo esquerdistas" e outros por serem "fobo direitistas". O anterior "nós contra eles" está se tranformando "nós temos nojo deles". O segundo turno que se desenha hoje pode dividir perigosamente o País em diferenças que tendem a ser muito mais que ideológicas. São desigualidades nefastas que transitam na esfera do ódio, do preconceito e outros " disfuncionais sentimentos". 

É preciso esfriar a cabeça e desaquecer os ânimos. Pode estar muito difícil para o eleitor saber o que ele quer, mas talvez ainda dê tempo de refletir e enxergar o que ele não quer.


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]