A CBF já não faz segredo sobre suas intenções de produzir os jogos da Seleção Brasileira e negociar o conteúdo, praticamente todo vendido aos anunciantes, com emissoras de televisão. E vai além: com as recentes dificuldades de manter um acordo com a Rede Globo, a entidade máxima do futebol brasileiro sonha com um canal próprio de TV fechada.
Além da transmissão das partidas da seleção, a nova emissora poderá transmitir outros eventos esportivos e boletins sobre as atividades da CBF. O projeto está em pleno andamento, e tem o aval do presidente Marco Polo Del Nero.
A operacionalização do projeto é simples. A CBF fornece o sinal das produções ( no caso das partidas da seleção brasileira com equipe própria de narrador e comentarista).
Em junho a CBF efetuou um “teste” com os amistosos da seleção contra Argentina e Austrália. Com narração de Nivaldo Prieto, a transmissão das partidas foi negociada com a TV Brasil, TV Cultura, UOL, Facebook e a operadora Vivo.
A criação de um canal pago pode, porém, encontrar resistências pelo quase monopólio existente nos canais dessa modalidade .No terreno das operadoras “dominadas” pela Globosat, ( dos canais SporTV) , são históricas as dificuldades encontradas por canais como Esporte Interativo e Fox Sports para conquistarem espaço no line-up das operadoras.
A pressão pela "não entrada" de um novo canal no "cardápio esportivo" da TV paga promete ser forte. Vamos aguardar os resultados desse verdadeiro "duelo de titãs".
Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)