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21/09/2020 às 12h00

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Colágeno e seu papel no sistema musculo esquelético


O colágeno é uma proteína que o próprio organismo produz, portanto, naturalmente encontrada em nosso organismo.

O colágeno é encontrado em várias estruturas do nosso corpo, exercendo uma função primordial, por se tratar de uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

O colágeno é produzido dentro da célula em pequenas quantidades e exportado para fora da célula onde sofrerá ação de enzimas polimerizantes,  obtendo seu formato em hélice-tripla.

O colágeno é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano, representando cerca de 30% de sua proteína total.

Alguns elementos prejudicam a renovação celular e aceleram o processo de envelhecimento: cigarro, estresse, exposição ao sol, falta de sono, má hidratação e alimentação desequilibrada.

Existem vários tipos de colágenos, variando do colágeno tipo I que aparece nos tendões, e na cartilagem fibrosa entre outras estruturas, o  tipo II presente na cartilagem hialina, na cartilagem elástica e nos discos intervertebrais, além dos tipos III, IV, V,VI,VII, VIII,IX, X, XI e XII. Cada um, encontrado em tecidos específicos do corpo e realizando uma função importante.

Vamos falar mais um pouco do colágeno tipo II, uma vez que, seu déficit causará problemas nas articulações como alterações nas cartilagens articulares levando a Osteoartrose. 

O colágeno tipo II atua na reposição do colágeno perdido nas articulações e no combate ao processo inflamatório, assim como, contribui para ossos mais resistentes e músculos mais firmes.

Uma articulação com uma cartilagem saudável proporciona mais movimentos e bem-estar, proporcionando maior mobilidade, flexibilidade e conforto aos movimentos com ganho de qualidade de vida e melhora nas realizações das atividades diárias. 

Quando tomar o colágeno tipo II? Isto vai depender de alguns fatores como: alimentação desequilibrada, trauma nas cartilagens, idade do paciente, sedentarismo, pratica desportiva, entre outros fatores detectados pelo seu médico ou pela sua nutricionista. Caso sinta dor ou incômodo nas articulações, principalmente nas articulações que suporta carga como quadril e principalmente o joelho procure seu médico.

O importante é sabermos que todos nós envelhecemos, por isso devemos envelhecer visando uma melhor qualidade de vida possível. E com relação ao sistema musculo esquelético, ao perceber atrito aos movimentos de alguma articulação procure seu ortopedista.

DICAS:

1-Alimentação equilibrada

2 - Hidratação adequada 3 - Uma boa noite de sono

4 - Atividade Física

5 - Quando necessária, suplementação com colágeno e vitaminas

6 - Diminuir estresse

 7 - Manter seu peso corporal proporcional a sua altura equilibrado

8 - Procure um especialista de sua confiança

 9 - Viva com alegria e disposição a cada ano que você se torna mais experiente



Dr. Rogério por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza da Silva é alagoano, médico ortopedista. É preceptor de  residência médica em ortopedia e traumatologia do Hospital Veredas. Coordena a Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAORTT/UNIT) e o Núcleo de Assistência do Pé Torto(NAPTC). É Professor Especialista do  curso de medicina da UNIT/AL.

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