Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
24 de setembro de 2020
min. 23º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Sinal da TIM em Alagoas apresenta instabilidade
02/05/2020 às 12h13

Blogs

Conheça outras quarentenas da história mundial

Wikimedia


Quarentena da Peste Bubônica


peste bubonica
Fotos:Paul Furst, Der Doctor Schnabel von Rom - Wikimedia / Chevalier Roze à la Tourette - Wikimedia

A peste bubônica costumava ser muito prevalente no mundo. No século 14, 20 milhões de europeus morreram de peste bubônica. A palavra quarentena surgiu nessa época, na Itália, mais precisamente na movimentada cidade portuária de Veneza. Para evitar a transmissão da doença, os navios atracavam na ilha 40 dias antes de permitir que os marinheiros ou a carga chegassem à terra firme. Eles chamavam esse período de quarantinario.


Quarentena dos astronautas da Apollo 11


Quarentena dos astronautas, lua
 Folha de S.Paulo 

A NASA já colocou astronautas em quarentena. Antes de testar as amostras da lua, os cientistas não sabiam exatamente com o que poderiam lidar. Parasitas, vírus ou bactérias infecciosas vindos da lua eram possíveis de existir. Por isso, os astronautas passaram 21 dias em quarentena quando chegaram do espaço.


Quarentena da Febre Tifoide


Mary Mallon, febre tifoide
Mary Mallon em uma cama de hospital. Ela foi forçada a ficar em quarentena como portadora da febre tifóide em 1907 até 1910 e depois novamente de 1915 até sua morte em 1938. Crédito da foto / Conteúdo da legenda: Wikimedia

Mary Mallon era portadora de febre tifoide, mas imune a seus sintomas. Quando um surto da doença devastou a cidade de Nova York, os detetives a rastrearam como a fonte do surto e a prenderam. Em 1915, a polícia a enviou para a North Brother Island, para viver o resto de sua vida em quarentena.

Quarentena do Antraz


Durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos suspeitaram que poderiam usar o antraz para causar devastação em cidades alemãs. Quando inalado, o antraz é quase sempre mortal, mas as bactérias produtoras de esporos causam danos mais duradouros ao infectar o gado e o solo.



Homens roupas de protecao, ilha de Gruinard
Ilha Gruinard, mais conhecida como a Ilha de Antraz. Crédito da foto: Fatos Desconhecidos

ilha de Gruinard
Ilha Gruinard, mais conhecida como a Ilha de Antraz. Crédito da foto: Jornal ciência

Para testar a teoria, os britânicos lançaram antraz na ilha de Gruinard, na costa da Escócia. O teste foi um sucesso tão grande que, 50 anos depois, a ilha ainda estava em quarentena por ser altamente tóxica para as pessoas. A ilha só foi declarada segura para os humanos em 1990.


*Texto extraído daqui 


Cultura Inúltil por Redação

O inusitado, o diferente, o incrível, você encontra aqui, no Cultura Inútil: o blog que revela o sentido de coisas sem o menor sentido.


Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]